quarta-feira,

19/03/2025

Joinville/SC

Empresa de Joinville firma acordo milionário com MP-SC por derramamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca

A Buschle & Lepper, firmou um acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para compensar os danos ambientais causados pelo derramamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca (SC-418), ocorrido em 29 de janeiro de 2024.

O acidente resultou na contaminação dos rios Seco e Cubatão, interrompendo o abastecimento de água em aproximadamente 75% de Joinville.

Embora a Buschle & Lepper fosse a destinatária da carga envolvida no acidente, as investigações concluíram que a empresa não teve participação direta ou indireta no ocorrido.

Mesmo assim, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) no valor de R$ 1.317.443,93, destinado à aquisição de equipamentos e veículos para órgãos ambientais e de fiscalização.

Além disso, a empresa transferiu R$ 67.580,57 para a ONG Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada). Em contrapartida, o MP-SC comprometeu-se a não adotar novas medidas judiciais contra a Buschle & Lepper.

O acidente ocorreu quando um caminhão carregado de ácido sulfônico tombou na SC-418, na Serra Dona Francisca, derramando o produto químico que atingiu o Rio Seco, afluente do Rio Cubatão.

Isso levou à interrupção da captação de água pela Estação de Tratamento de Cubatão, afetando o abastecimento de água em 34 bairros do município.

O motorista do caminhão, de 59 anos, foi resgatado com ferimentos, mas consciente, e encaminhado ao Hospital Municipal São José.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo