sexta-feira,

14/11/2025

Joinville/SC

Documentário sobre a cultura negra de Joinville é selecionado em festival no Canadá

Vai ter produção joinvilense em um dos mais prestigiados festivais de cinema independente do mundo.

Na última semana, “Notáveis do Samba”, documentário de Alceu Bett sobre o carnaval e a cultura negra de Joinville, foi selecionado para a mostra internacional do Toronto Global Film Festival, no Canadá, que acontece em dezembro.

“Notáveis do Samba” marca a estreia de Bett no gênero documental após uma bem sucedida trajetória nos curtas-metragens de ficção. Rodado no ano passado, é um tributo à força do samba e à resistência cultural da comunidade negra de Joinville.

Em 17 retratos íntimos, Bett transforma as histórias de mestres, ritmistas, passistas e líderes do carnaval local em um mosaico audiovisual que preserva memórias, celebra identidades e exalta a alegria como ato de resistência.

Em uma cidade marcada pela colonização europeia, onde o samba e o carnaval já enfrentaram períodos de invisibilidade e preconceito, o documentário reafirma a contribuição da comunidade negra para a identidade local.

“A relevância de falarmos sobre samba e cultura negra em Joinville é um contraponto, é mostrar a importância dessa cultura num meio germânico. Ao entrarmos no festival, o mundo está vendo essa miscigenação, e isso é importante num momento de luta contra o preconceito, em favor dos povos originários e da cultura brasileiro. Isso também é um reconhecimento para a cidade”, opina o diretor Alceu Bett.

O Toronto Global Film Festival, que começa no dia 20 de dezembro, se apresenta como um espaço que celebra o poder do cinema para inspirar, desafiar e conectar o público do mundo todo.

A cada ano, ele apresenta uma seleção criteriosa de filmes do mundo todo, escolhidos pela excelência artística, narrativa envolvente e visão singular, que representam o melhor do cinema contemporâneo.

Além de exibições, o evento conta com painéis, debates e encontros entre realizadores e o público.

“Notáveis do Samba” foi financiado pelo Simdec (Sistema de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville) e lançado no dia 30 de agosto no Kênia Clube.

Você não pode copiar o conteúdo desta página