Em 12 horas, da manhã até o fim da tarde deste domingo (8), Joinville registrou um acumulado de chuva de 20 milímetros.
Desde o início do período de instabilidade, foram 136 milímetros de chuva.
Não houve aumento na quantidade de ocorrências registradas pela Defesa Civil, que permanece nas 40 já divulgadas anteriormente.
Os seis indígenas que estavam no abrigo emergencial montado na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, optaram por deixar o local para seguir viagem e não há pessoas acolhidas no abrigo nesta tarde.
Como a previsão indica que a chuva deve continuar até a noite de segunda-feira (9/12), a estrutura poderá ser reativada a qualquer momento caso haja necessidade.
Durante o sábado (7/12), a Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira, no Paranaguamirim, foi atingida pela chuva.
Não há mais água no local, porém, na segunda-feira (9/12), as aulas serão suspensas para que seja realizada a limpeza no prédio.
Os pais e responsáveis pelos alunos foram informados durante a tarde deste domingo.
A Defesa Civil orienta que a população continue acompanhando a previsão do tempo em curto prazo e que faça o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil Estadual.
O serviço não tem custo, basta enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199, com o número do CEP da residência.
Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.
O Plano de Contingência continua no Alerta Laranja, indicando que além das secretarias municipais, as forças de segurança e salvamento permanecem em prontidão.
Orientações
Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas.
Próximo de morros e encostas fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo.
Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.