quinta-feira,

26/12/2024

Joinville/SC

Defesa Civil atende 40 ocorrências em Joinville

A Defesa Civil de Joinville permanece de plantão acompanhando os avisos meteorológicos.

Nas últimas 48h, o acumulado de chuva na cidade foi de 129 milímetros, sendo que em apenas 24h foram registrados 116 milímetros.

Durante a tarde de sábado (7), duas residências precisaram ser interditadas preventivamente para garantir a segurança das pessoas que vivem nos locais.

Elas foram atingidas após a queda dos muros. Esses imóveis ficam nas ruas Edemir Ize, Nova Brasília e Servidão João Alves da Maia, no Boa Vista.

Ao todo, a Defesa Civil de Joinville foi acionada para o atendimento de 40 ocorrências desde o início da manhã de sábado, entre elas alagamento, erosão e risco de deslizamento.

Não houve registro de pessoas feridas. Por volta das 11h da manhã deste domingo, não havia registro de ruas alagadas.

Seis pessoas permanecem no abrigo montado na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio.

Elas estão no local desde a tarde de sábado, são indígenas que foram acolhidos pelo Serviço de Abordagem Social.

No bairro Jardim Iririú, a UBSF Parque Joinville registrou um incidente na caixa de energia elétrica no início da tarde de sábado.

As equipes de manutenção da Secretaria da Saúde vistoriaram o local e toda a fiação terá que ser substituída assim que a chuva parar.

Por esse motivo, nos próximos dias, o atendimento da população que pertence à essa UBSF será direcionado para as UBSFs Aventureiro 1 e Aventureiro 2.

As equipes da Saúde estão entrado em contato com pacientes que tinham atendimento agendado para informar sobre a mudança temporária.

Chuva deve continuar nos próximos dias

A Defesa Civil de Joinville mantém a orientação para que as pessoas permaneçam em casa se for possíves e, procurem um lugar seguro em caso de chuva forte.

A meteorologia indica que até a noite de segunda-feira (9/12) ainda pode chover cerca de 140 milímetros, sendo que os alertas indicam possibilidade da chuva intensificar durante a tarde deste domingo, com acumulados variando entre 50 e 80 mm, com chuva moderada.

“Reforçamos a orientação para que a população permaneça em um local seguro e quem mora em área de morro ou encosta que fique atento aos sinais de deslizamento. O solo está bem encharcado então se perceber muro, árvore ou poste inclinando, rachaduras no solo ou parede e água barrenta escorrendo pelo morro, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199. Em situação de emergência, acionar os Bombeiros Voluntários no 193”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Alerta Laranja. Isso significa que ocorrências estão sendo registradas e que as secretarias municipais, forças de salvamento e resgate estão mobilizadas para atender a população caso tenha necessidade.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo