sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Curso de Libras e Audiodescrição tem inscrições gratuitas

O LABVILLE, iniciativa que promove capacitações no campo do audiovisual, abriu as inscrições para mais um curso previsto na programação, o Laboratório de Libras e Audiodescrição.

Os interessados devem acessar o formulário online, disponível nas redes sociais da Oficina Produções, até a próxima terça-feira, 21 de maio.

 

O Laboratório de Libras e Audiodescrição para o Audiovisual acontece nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, na Casa da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.

A aula será ministrada por Raquel Carissimi, produtora de acessibilidade para pessoas com deficiência visual através da audiodescrição e Clery Dreher, palestrante, intérprete e professora de Libras. 

 

No curso os participantes poderão aprender tanto sobre Audiodescrição, quanto Libras para Audiovisual.

A aula de Audiodescrição prevê conteúdos como trajetória da audiodescrição no mundo, as informações gerais de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, além de aprender como fazer uma audiodescrição, quais os profissionais envolvidos, e as etapas de elaboração.

Durante o Laboratório também terá a presença de um consultor, uma pessoa com baixa visão, para falar sobre Audiodescrição e como é a experiência de consumir produtos culturais acessíveis.

 

 A parte do aprendizado da Libras inclui o conhecimento sobre a comunidade surda e as leis de acessibilidade.

Além disso, o curso inclui a prática de gravação de Libras para inclusão em produções audiovisuais.

Durante essa atividade, os estudantes irão aprender as técnicas corretas de gravação da tradução de Libras para integrar em produções.

Para isso, serão disponibilizados recursos como chroma key, câmera e focos de luz, proporcionando uma experiência prática e imersiva no processo de produção audiovisual. As aulas acontecem das 8h até 18h no sábado e no domingo, com pausa para o almoço, totalizando 16h de carga horária. 

 

Para Fahya Kury Cassins, Diretora de Produção do LABVILLE, o Laboratório de Libras e Audiodescrição busca capacitar profissionais para suprir uma demanda local.

“Nós já tivemos  que buscar serviços de audiodescrição e tradução para Libras para nossos projetos audiovisuais fora de Joinville e até mesmo fora de Santa Catarina. Com o Laboratório, poderemos contar com profissionais qualificados localmente, o que beneficia a economia da região ao gerar oportunidades de trabalho e otimiza os custos de produção”, compartilha.

 

Para participar os interessados devem ter mais de 18 anos e residir em Joinville ou região. Vale ressaltar que o LABVILLE visa promover a inclusão e a diversidade, dando prioridade às inscrições de membros da comunidade LGBTQIAP+, mulheres, pessoas negras, indígenas e pessoas de baixa renda. A inscrição ficará disponível no formulário online e os alunos ganham certificado de participação.

 

Sobre as ministrantes

 

Raquel Carissimi é produtora de acessibilidade para pessoas com deficiência visual através da audiodescrição.

Graduada em Gestão de Pessoas, é jornalista, locutora publicitária, pós-graduada em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão, além de  ser Especialista em Audiodescrição, Ciclos de Inclusão e Jornadas de Comunicação Acessível.

Possui vasta experiência em elaboração de roteiros e locução de audiodescrição para audiovisual, material didático, eventos corporativos e culturais.

 

Clery Dreher é professora universitária, especialista em Tradução e Interpretação da Língua de Sinais, palestrante sobre cultura surda, Libras e educação bilíngue, intérprete e assessora.

Trabalha há 27 anos na área, onde já atuou em todos os âmbitos e contextos interpretando eventos culturais, corporativos, produções audiovisuais, lives, palestras, entre outros conteúdos.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo