A maré astronômica é um fenômeno que se caracteriza pela elevação e diminuição periódicas do nível do mar, afetando também outros corpos d’água que possuem conexão com ele, como estuários e lagunas.
Esse fenômeno é resultado da atração gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre a Terra. A tábua de marés fornece informações sobre a altura da maré astronômica tanto na baixa-mar (maré baixa) quanto na preamar (maré alta), além de indicar os horários em que esses eventos ocorrem em locais específicos.
No Brasil, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN) é responsável pela elaboração da tábua de marés.
Segundo a Defesa Civil, a condição meteorológica deve se manter até o próximo sábado (27), pelo menos, com o nível do mar podendo atingir até 1,9 metros em algumas cidades, de acordo com a Epagri/Ciram.
As previsões meteorológicas indicam a possibilidade de chuvas fracas a moderadas em qualquer momento do dia, abrangendo todas as regiões do estado. Contudo, espera-se uma intensificação dessas chuvas no litoral devido à presença de ar úmido proveniente do oceano, mantendo as temperaturas amenas ao longo do dia.
A condição para chuvas persistentes permanece, especialmente nas áreas a nordeste do estado. Nessas regiões, o risco de ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos é considerado moderado a alto.