Neste domingo, dia 1º de dezembro, aconteceu a solenidade de bênção da primeira igreja do Rito Ucraniano Católico na cidade de Joinville.
A celebração foi conduzida pelo arcebispo eparca de São João Batista dos Ucranianos Católicos do Brasil, Dom Volodemer Koubetch.
A celebração contou com a presença do arcebispo diocesano Dom Francisco Carlos e do padre Fernando Baraúna, além de outros sacerdotes do rito ucraniano.
A presença de Dom Francisco Carlos reforçou a importância desse momento para a comunidade católica da região.
A bênção marcou um momento histórico para a comunidade local e reuniu fiéis na igreja dedicada a São Nicolau, localizada na Rua Walmor Harger, 257, no bairro Costa e Silva.
De acordo com o coordenador da comunidade católica ucraniana em Joinville, Marcos Martinhuk, afirma que a comunidade é muito grande e está espalhada pelas comunidades locais.
“Todos que são descendentes de ucranianos e batizados, crismados ou casados na igreja do rito oriental deveriam conhecer a igreja em Joinville”, convida.
Antes do prédio próprio, os fiéis do rito ucraniano celebraram a liturgia nas comunidades católicas Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Costa e Silva, e na comunidade Santa Rosa de Lima, no Petrópolis.
Celebrações
As Missas são celebradas no segundo sábado do mês, às 19 horas, e no quarto domingo, às 9 horas, com padres vindo de Mafra.
Distintas, mas unidas
A Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica do Rito Ucraniano fazem parte da Igreja Católica universal, mas seguem ritos litúrgicos, tradições e práticas distintas.
Entre as diferenças, a Igreja Católica Romana segue o Rito Romano na Santa Missa, e a Igreja Católica do Rito Ucraniana segue o Rito Bizantino, com características litúrgicas herdadas do cristianismo oriental.