quinta-feira,

18/09/2025

Joinville/SC

Comissão de Cidadania debate situação de famílias da Comunidade Juquiá na Câmara de Joinville

A Comissão de Cidadania e Direitos da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) recebeu, nesta quarta-feira (3), moradores da Comunidade Juquiá, no bairro Ulysses Guimarães, que tiveram casas derrubadas em julho deste ano.

O debate foi realizado a pedido da vereadora Vanessa da Rosa (PT), que acompanha as 11 famílias que tiveram as casas destruídas.

Na falta de um consenso entre representantes da prefeitura e os cidadãos, a vereadora petista solicitou uma audiência pública para dar continuidade ao debate sobre moradia em Joinville. O encontro será no dia 23, às 19h30, no plenário da CVJ.

“O município precisa criar políticas públicas para habitação porque o que está sendo oferecido não é suficiente”, afirmou Vanessa, observando que há mais de 21 mil famílias que esperam na fila da Secretaria Municipal de Habitação.

Os moradores denunciaram a violência estatal na derrubada das casas e o tratamento truculento das forças de segurança.

De acordo com o líder comunitário Lúcio, a ação da Polícia Militar e da Guarda Municipal pegou a comunidade de surpresa enquanto os adultos trabalhavam. Apenas idosos e crianças estavam em casa.

Ele também contou que vereadores e até o prefeito visitaram a comunidade na época da campanha eleitoral, mas, na hora de ajudar, sumiram.

O custo do aluguel em Joinville também foi apontado como um fator que empurra famílias trabalhadores para ocupações em áreas distantes do centro que ficam perto ou em locais de preservação.

Liderança do movimento negro, Rhuan Carlos Fernandes pontuou que as pessoas vão morar nessas regiões porque não não há política de moradia.

Três secretários de governo participaram do encontro. Paulo Rigo, de Segurança Pública; Fábio João Jovita, de Meio Ambiente; e Tereza Couto, de Habitação, que informou a intenção de iniciar estudos para regularizar a área.

Presidenta da comissão, Vanessa da Rosa cobrou urgência e intensificação das políticas públicas de moradia.

Ela também pede uma solução para as 11 famílias que tiveram os investimentos destruídos.

A vereadora do PT acompanha a situação dos moradores do Juquiá.

No dia 4 de agosto, o mandato acompanhou um encontro entre a comunidade e a prefeitura em que foi firmado o compromisso de não haver nova derrubada de casas.

No dia seguinte, uma reunião foi realizada no bairro para colaborar com a organização comunitária. No dia 25 de agosto, a vereadora Vanessa da Rosa esteve na Secretaria de Habitação para cobrar informações sobre as políticas de moradia em Joinville.

Você não pode copiar o conteúdo desta página