Carinho, amor e lealdade: é isso que quem adota um animal de estimação recebe em troca do ato que exige dedicação, planejamento e responsabilidade.
Aliás, a adoção responsável é o principal objetivo de ter sido instituído, no dia 31 de julho, o Dia Nacional do Vira-Lata ou Sem Raça Definida.
Atualmente, o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de Joinville tem acolhido 124 cães e 13 gatos. Entre os cachorrinhos, 108 não têm raça definida.
Eles carregam histórias de maus tratos e abandono. Mas, depois que são acolhidos pelo CBEA, veem a chance de um recomeço.
É o caso da Sofie, que foi resgatada com machucados ocasionados por atropelamento. Ou da Lindt, que gosta de ração molhadinha pois teve uma fratura na mandíbula.
Tem também os irmãos Izzy e Mark foram recolhidos com vários outros cães devido a maus tratos.
O CBEA resgata animais domésticos que não possuem tutores e estão machucados ou foram vítimas de maus tratos.
Ao chegar ao Centro de Bem-Estar, os animais recebem atendimento médico veterinário, fazem exames sempre que necessário, são vacinados, microchipados e castrados.
Depois da recuperação, eles estão aptos para encontrarem um lar com muito amor.
No site da Prefeitura de Joinville está disponível a feira online permanente de adoção (bit.ly/feiravirtualadoteumamigo).
No link você pode conhecer alguns dos animais que estão aptos para serem adotados.
Quando há interesse, é só preencher o formulário e aguardar que a equipe entre em contato para dar continuidade ao processo.
Além disso, é possível ir até o Centro de Bem-Estar Animal para conhecer e fazer um primeiro contato com os cães e gatos disponíveis.
O CBEA fica na Servidão Doutora Marina Gavioli, no bairro Vila Nova e o horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados.
É importante ressaltar que o tutor, a partir do momento que for concluída a adoção, fica responsável por oferecer um lar seguro, com alimentação adequada e atendimento médico veterinário, inclusive com as vacinas em dia.
Como recompensa, receberá amor, cumplicidade e companheirismo.
As atividades do Centro de Bem-Estar Animal são operacionalizadas pela Clinicão, clínica veterinária que venceu a licitação e presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.