Caminhada Pet reúne animais e tutores no Natal de Joinville para conscientizar que segurança no trânsito é para todos

 

Cães de todos os tamanhos, gatos e até coelho.

Uma noite para os pets curtirem junto com os seus tutores o Natal de Joinville.

Assim foi a 2ª edição da Caminha Pet – Todas as Vidas Importam, organizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), que reuniu animais e tutores na Praça Nereu Ramos.

O evento teve apoio do Instituto Natal de Joinville.

Animais que estavam com trajes e adereços natalinos participaram de um desfile e foram avaliados por uma comissão julgadora.

Os mais votados receberam brindes de 1º, 2º e 3º lugar.

Mas o que não falou para todos os bichinhos que estavam por ali foi amor, carinho e respeito.

Após o desfile, enquanto a organização fazia a contagem dos votos, os participantes caminharam por ruas que integram o circuito do Natal de Joinville.

Abrindo a caminhada estavam os cães da Guarda Municipal e dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

A cavalaria da Polícia Militar também participou da caminhada pelo centro.

Já os cães da PM, marcaram presença na praça.

“O evento foi um sucesso, uma adesão maravilhosa. Até mesmo pessoas sem animais, mas que respeitam os pets estiveram aqui.

O objetivo de toda a caminhada era conscientizar as pessoas de que todas as vidas importam no trânsito”, reforça a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio.

O Centro de Bem-Estar Animal de Joinville também participou da iniciativa.

Além de levar sete cães para a caminhada, ofereceu microchipagem gratuita aos animais que ainda não eram identificados.

Cada animal com a sua história

Quem via os adereços natalinos, o vestido em tons de verde e vermelho e lacinho de Natal na cabeça nem podia imaginar que a cachorrinha grandona e fofinha desfilando na passarela carrega com ela uma história de superação.

É que a Terezinha vive no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville.

é jovem, dócil e se dá bem com outros animais.

Nesta quarta-feira (18) ela teve a grata satisfação de participar da Caminhada Pet.

O dia foi de preparação, com banho, roupinha, treinamento para desfilar e durante a noite o resultado mais aguardado: Terezinha ficou em 3º lugar no concurso que escolheu os três animais mais enfeitados do evento.

“A ideia é mostrar para a população que esses animais também precisam de um lar, são animais sociáveis e a presença deles aqui abrilhantou o evento. Tanto que a Terezinha recebeu o 3º lugar no desfile. E agora a gente espera que a Terezinha possa passar o Natal na casa de uma família”, afirma Elisabet de Souza, gerente do CBEA.

Para adotar algum dos animais disponíveis no CBEA, basta acessar a Feira Virtual Adote um Amigo (bit.ly/FeiraVirtualAdocao), no site da Prefeitura de Joinville e preencher o cadastro. Inclusive a Terezinha está por lá.

Depois, os profissionais entram em contato com os futuros tutores.

O 2º lugar no desfile ficou com a Laila, uma golden retriever que durante o ano todo tem um trabalho social importantíssimo visitando pacientes que estão internados em cinco hospitais de Joinville.

“É um trabalho recompensador e já vai completar um ano que estamos fazendo. Ela é a única golden que faz isso aqui em Joinville. É o primeiro concurso que participamos com ela”, conta Aline Cristina da Silva Serafim que é tutora da Laila há cinco anos. Aline também fala que a motivação para participar da Caminhada Pet foi a questão da segurança. “Como fazemos esse trabalho, estamos com ela no carro direto, então é a questão da segurança, né? Saímos com ela sempre com o cinto. Todas as vidas importam”, reforça a tutora.

E o título de campeã do desfile ficou com a Lilica, uma cachorrinha idosa de 14 anos, mas que já é acostumada a ganhar competições.

Neste ano ela também foi premiada em uma atividade para pets promovida durante o Festival de Dança.

Os tutores capricharam na ornamentação da fantasia e fizeram um trenó para a Lilica desfilar.

“A gente participa de todos os eventos que envolvem pets, pois temos nove em casa. Por ela ser idosinha, a gente sabia que ela não ia conseguir andar muito. Aí para facilitar para nós e para ela, fizemos o trenó hoje mesmo. Com a parte de uma roçadeira fizemos as rodinhas e usamos as madeiras que tínhamos em casa”, conta Mirian dos Santos, tutora da Lilica e moradora do bairro Aventureiro.

Adoção durante o evento

Um dos cães que vivia no CBEA e foi levado para participar da caminhada encantou o jovem Neto de Oliveira.

Ele passava pelo local quando viu o pitbull Scorpion. “Sempre foi meu sonho ter um pitbull, mas eu morava em apartamento e agora moro em uma casa. Eu tinha uma cachorrinha que acabou falecendo. Assim que eu vi ele (o Scorpion) me apaixonei”, diz Neto.

E assim 2024 vai terminar diferente para os dois. Scorpion, que vivia provisoriamente no CBEA, agora tem uma família para chamar de sua.

A adoção foi mediada pela equipe técnica da clínica veterinária Clinicão que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais do CBEA. Vale reforçar que todos os animais que estão prontos para adoção no CBEA já foram castrados e microchipados.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo