sexta-feira,

19/07/2024

Joinville/SC

Calor persiste mas fim de semana pode ter temporais com chuva intensa

O calor persistirá intenso em Santa Catarina até pelo menos a próxima segunda-feira, 18, devido ao transporte de calor proveniente da região Norte do país.

 

Segundo a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), há um risco moderado de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, entre outros transtornos associados ao calor excessivo, especialmente nas áreas em amarelo do mapa.

No Extremo Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí, as temperaturas podem chegar aos 37°C, enquanto no restante do estado ultrapassam os 30°C ao longo das tardes.

No sábado, 16, o dia iniciará com tempo firme, mas entre a tarde e a noite as instabilidades aumentarão, podendo ocorrer temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Nas áreas em amarelo, o risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica, enquanto nas áreas em verde o risco é baixo.

Essa condição é resultado do aumento das instabilidades devido à aproximação de uma frente fria localizada no estado do Rio Grande do Sul.

Temporais e chuva intensa a partir da tarde de domingo

O domingo, 17, será um dia marcado por tempo instável, após uma madrugada com condições para chuva, as instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais e chuva intensa com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. 

Há risco moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde.

Esta condição ocorre com o aumento das instabilidades devido a aproximação de uma frente fria que se localiza no estado do Rio Grande do Sul.

 

Já no domingo, 17, o tempo se manterá instável, com possibilidade de temporais e chuva intensa acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí.

O risco é moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde.

Essa condição ocorre devido ao aumento das instabilidades provocado pela aproximação de uma frente fria localizada no estado do Rio Grande do Sul.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo