Desde o início de 2024, o Brasil já contabiliza 512.353 casos prováveis de dengue. Além disso, foram registrados 75 óbitos confirmados pela doença, enquanto 340 mortes estão em processo de investigação.
Atualmente, o coeficiente de incidência da dengue no país é de 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, conforme dados apresentados no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.
Do total de casos prováveis, 54,9% afetam mulheres, enquanto 45,1% afetam homens. Quanto à faixa etária, os grupos mais afetados são os de 30 a 39 anos, seguidos pelos de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.
No que diz respeito aos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis, com 171.769 registros. Na sequência, encontram-se São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532).
Quando analisamos o coeficiente de incidência, o Distrito Federal ocupa a primeira posição, com 2.286,2 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).
Prefeitura recebe apoio do Conselho Municipal de Saúde no enfrentamento à dengue
A prefeita de Joinville, em exercício, Rejane Gambin, reuniu-se com a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleia Aparecida Clemente Giosole, para solicitar apoio para a realização do “Dia D – Joinville Contra a Dengue”, no sábado, 17 de fevereiro.
“É fundamental que possamos unir nossos esforços para combater a dengue. Divulgamos hoje o relatório técnico que aponta que 85% dos focos estão nos quintais das residências. Somente juntos vamos vencer essa batalha”, reforça Rejane.
A prefeita em exercício ressaltou a importância do apoio dos Conselhos Locais de Saúde para fazer com que toda a cidade seja impactada pela ação. Além disso, informou que foram enviados ofícios para as entidades solicitando apoio junto aos seus associados.
Também participaram da reunião representantes do Conselho Municipal de Saúde de Joinville, a secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, e o secretário de Comunicação, Thiago Boeing.
A estratégia “Dia D” faz parte do plano Joinville Contra a Dengue, que foi lançado em dezembro do ano passado e conta com diversas estratégias para o enfrentamento da doença. Nesta semana, a cidade avançou para o Alerta Laranja em função do número de casos e do registro de quatro óbitos.