O município de Balneário Barra do Sul decretou situação de emergência de nível 2 após as fortes chuvas que atingiram o município na última segunda-feira (24).
O volume acumulado chegou a 150,4 milímetros em apenas 12 horas, provocando alagamentos, danos urbanos e deixando cerca de 100 moradores desabrigados.
Mais de 200 ruas tiveram pontos de enchente.
O decreto nº 2.108 aponta que as precipitações intensas causaram “alagamentos generalizados, interrupção de vias e instabilidade em estruturas urbanas”.
A publicação também classifica o episódio como um desastre do tipo tempestade local/convectiva com chuvas intensas.
Com a medida, o município busca agilizar ações de resposta, mobilizando equipes para obras de manutenção, reconstrução e atendimento às áreas mais afetadas.
Segundo a prefeitura, os desabrigados foram encaminhados para casas de familiares e amigos.
Até a tarde desta segunda-feira, nenhuma família havia procurado o abrigo disponibilizado no Ginásio de Esportes da Boca da Barra.
Ao todo, 90 ocorrências relacionadas ao temporal foram registradas.
As escolas das redes municipal e estadual suspenderam as atividades nos períodos da manhã e da tarde devido aos alagamentos e aos riscos no deslocamento até as unidades de ensino.
Mais de 300 residências sofreram impactos com a enxurrada e diversas imagens divulgadas nas redes sociais mostram ruas tomadas pela água, áreas residenciais alagadas e equipes trabalhando para liberar vias e prestar apoio à população.













