A Companhia Águas de Joinville realizará oficinas gratuitas nos bairros Vila Nova e Jardim Paraíso, que estão recebendo obras na rede de esgoto, para orientar os moradores sobre como conectar corretamente as residências à rede pública.
A primeira oficina será na próxima segunda-feira (16/12), às 19h, na Associação de Moradores do bairro Vila Nova, localizada na rua Leopoldo Beninca, 255.
Outra oficina ocorrerá na quarta-feira (18/12), também às 19h, na Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar, na rua Antônio Michels, 120, no Jardim Paraíso. As oficinas terão duração de aproximadamente 1h30 e não há necessidade de inscrição prévia.
Durante estes encontros, os participantes aprenderão sobre o funcionamento da rede interna de esgoto, como a caixa de gordura, a caixa de passagem e a instalação da válvula de retenção, além do processo de desligamento do sistema de fossa-filtro.
Os participantes também terão noções básicas de saneamento e orientações sobre o uso adequado da rede coletora de esgoto.
Moradores conhecem futuras obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Jarivatuba
A comunidade que reside na região da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Jarivatuba também tem um encontro marcado com a Companhia Águas de Joinville na próxima quarta-feira (18/12).
Eles estão convidados para uma reunião, das 9h às 10h, no auditório da ETE Jarivatuba (localizada na rua Rio Velho, Ulysses Guimarães).
O objetivo do encontro é apresentar aos moradores o projeto de ampliação da capacidade da ETE, que deverá ocorrer a partir de 2026.
Com a implantação das redes coletoras de esgoto em mais regiões de Joinville, expandindo o saneamento básico, também é necessário ampliar a capacidade de processamento da Estação, que passará de 600 litros por segundo para 800 litros por segundo.
“A licitação para contratação da empresa que irá realizar as obras de ampliação da capacidade da estação irá ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
A nossa conversa com a comunidade com antecedência, neste momento, é uma das etapas do plano de engajamento da obra, que prevê o envolvimento dos moradores em diversas etapas”, explica Adriana Loth, coordenadora de Responsabilidade Social da Companhia Águas de Joinville.
Além dos moradores que residem próximo à estação, o encontro também é aberto para pessoas de outras regiões da cidade que queiram saber mais sobre o projeto, o cronograma das obras e os benefícios que elas trarão para a cidade.