Técnicos, atletas e dirigentes que participaram de competições representando Joinville este ano foram homenageados nesta quinta-feira (28), no palco do Centreventos Cau Hansen. A iniciativa foi da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), para reconhecer o trabalho realizado pelos esportistas em 2024.
Os técnicos e dirigentes foram homenageados por participações na Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) e Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Em todas as competições, a delegação de Joinville contou com a participação de 1.090 atletas e 196 técnicos e dirigentes. Joinville participou de diversas modalidades e conquistou 93 medalhas de ouro, 94 de prata e 97 de bronze.
“Para nós é um orgulho muito grande estarmos homenageando os atletas e, acima de tudo, os técnicos que fazem a diferença na vida deles todos os dias. Afinal, a valorização desses atletas é fundamental porque eles estão representando a nossa cidade em outros lugares. Muitas vezes eles acabam também sendo espelho, exemplos para outras crianças e jovens. É essa transformação que o esporte traz.”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Para o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, o objetivo do evento é homenagear e agradecer.
“Hoje é um dia de celebração. Foram mais de mil atletas que se dedicaram ao longo de 2024. Todo plano de trabalho foi muito bem feito, os treinamentos de segunda a segunda, as competições de finais de semana, então é um momento de consagração por tudo que foi entregue ao esporte de Joinville”, diz o secretário.
Um dos homenageados foi o atleta joinvilense Dario Schulz, da equipe Cepe/Sesporte de basquetebol em cadeira de rodas.
Este ano, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira e competiu no campeonato Sul-Americano, na Colômbia. Dario fez 17 pontos na partida que garantiu a medalha de bronze para a Seleção Brasileira, além da vaga para disputar a Copa América em 2025.
“O ano de 2024 foi muito bom para o time de basquete em cadeira de rodas de Joinville. Tivemos várias conquistas como o primeiro lugar no Parajasc, além da Copa SC, Estadual, Copa Curitiba. Individualmente tive a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira. Estou no esporte há dois anos e meio e já tive essa convocação, é sinal de que está dando certo. Era um objetivo de vida, mas não sabia que iria vir tão rápido”, conta Dario.
O atleta falou sobre ser homenageado entre outros esportistas e técnicos de Joinville. “Todo reconhecimento é muito importante. Ver um evento como esse mostra o reconhecimento pelo nosso trabalho e nos motiva a estar na linha de frente do esporte”, confirma Dario.
Outro homenageado pela Sesporte foi o medalhista mundial Edenilson Floriani. Em 2024, o paratleta trouxe a medalha de terceiro lugar no arremesso de peso, por ter atingido a marca de 14,06 metros no Mundial de Paratletismo. Edenilson é atleta bolsista da Secretaria de Esporte da Prefeitura de Joinville e representa o Cepe.
“Esse ano, no atletismo paralímpico, participei do Mundial de Atletismo, nas Paralimpíadas de Paris, foram grandes competições.
A gente sabe que todo o trabalho feito nos últimos três anos foi muito importante para chegar esse ano e competir muito bem nessas competições. Nasci aqui, sou joinvilense, treino aqui, é muito importante estar levando o nome de Joinville para fora do Brasil, para tantos lugares e representar tão bem o nosso município”, avalia Edenilson.