Ryan Xavier, que acabou de completar 15 anos, vem se destacando no basquetebol em cadeira de rodas no Brasil. Atleta do CEPE/Whirlpool/Sesporte, ele se prepara para mais um desafio internacional: o Parapan de Jovens, que será realizado no Chile.
Essa será a terceira convocação internacional de Ryan na temporada, um feito impressionante considerando que ele pratica a modalidade há menos de três anos.
Em abril, ele participou do Americas Championship Sub-23 em Bogotá e, em junho, do Mundial U23 em São Paulo, onde se tornou o atleta mais jovem do mundo a competir.
No Chile, Ryan integrará uma seleção focada na renovação da modalidade a longo prazo, mas já mostra crescente segurança em cada competição.
O prêmio de Atleta Revelação do Campeonato Brasileiro Adulto, conquistado em agosto, é prova do seu talento e evolução.
A temporada de Ryan não para: apenas duas semanas após retornar do Parapan, ele embarcará com a seleção catarinense para as Paralimpíadas Escolares em São Paulo.
No início de dezembro, ele também disputará a final do Campeonato Estadual em Joinville, representando o CEPE.
Com as passagens dos atletas Padilha e Dario pelas seleções brasileiras, Ryan reforça que o trabalho de base do CEPE/Whirlpool/Sesporte vem sendo desenvolvido de forma contínua e em equipe, garantindo novos talentos para o basquetebol paralímpico brasileiro.











