O Prefeito de Araquari Gordo Jasper decretou Situação de Emergência, após uma reunião realizada nesta tarde (13/02) com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil.
Durante o dia, as equipes concentraram os esforços em atender as famílias atingidas, e desobstruir vias interditadas por queda de árvores.
A Defesa Civil distribuiu mais de 800 metros de lona para as famílias que tiveram casas destelhadas.
A chuva que caiu na noite de quarta-feira, deixou prejuízos para o setor privado e público.
Em uma hora choveu o acumulado de 56 mm.
A tempestade que veio acompanhada de raios e ventos de 80 km/hora, chegou a tombar uma casa de madeira no loteamento Casa Nova.
Mais de 200 pessoas ficaram desalojadas, e 51 desabrigadas (17 famílias).
Todas as aldeias indígenas foram afetadas.
Um abrigo foi aberto na Escola Estadual Almirante Boiteux, mas no final do dia ele foi desativado.
Cinco pessoas que estavam na escola foram encaminhadas para a Casa de Passagem.
Um recém nascido e uma puérpera, atingidos por um destelhamento na aldeia Tarumã, foram encaminhados para o PA 24h e transferidos para o Hospital Infantil. Ambos passam bem.
Prejuízos no setor público
A Unidade Básica de Saúde do Centro foi afetada pela falta de energia elétrica. Todas as vacinas foram perdidas (tetravalente, covid, dengue, entre outras).
A geladeira possui bateria reserva, mas não foi o suficiente para aguentar 12h de interrupção de fornecimento. Um prejuízo de 14 mil reais.
O telhado do Pronto Atendimento 24h também registrou problema em três setores, mas nada que comprometa o funcionamento da unidade. Uma manutenção preventiva que estava agendada para a próxima semana, será antecipada.
Dois Centros de Educação Infantil foram afetados.
O Cinderela, localizado no Centro, e o Pequeno Anjo, no bairro Volta Redonda.
Entre os problemas, alagamentos e destelhamentos. As aulas no Cinderela retornam amanhã, já no Pequeno Anjo, somente na segunda-feira.
O telhado da Policia Militar, no Centro também foi afetado, mas os trabalhos continuam.
Doações
A Defesa Civil solicitou para o Governo do Estado, itens humanitários como kits de higiene e limpeza, cestas básicas e água, além de colchões, cobertores e travesseiros.
A comunidade pode ajudar doando água, itens de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis nos Bombeiros, ou nos Centros de Referência da Assistência Social, ( CRAS) de Araquari.