quarta-feira,

23/10/2024

Joinville/SC

Acadêmica da Aupex Uniasselvi, conquista título nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs)

A acadêmica do curso de Educação Física, Lhays Stolarski, 22 anos, atleta da seleção brasileira de Tênis de Mesa, foi um dos destaques dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) 2024, realizado em Brasília entre os dias 9 a 19 de outubro.

A mesa-tenista levou o título em dupla mista – junto com Kauan Monteiro, de Florianópolis – e obteve a segunda posição no individual da edição.

O JUBs é a maior competição universitária e nesta  71ª edição bateu o recorde da história da América Latina ao reunir 7 mil participantes de todo o país.

Foram 12 dias de competição da edição 2024 dos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) na capital federal.

Com as colocações conquistadas, Lhays junto com outros atletas do país que se classificaram terão pela frente o maior desafio esportivo universitário.

Os Jogos Mundiais Universitários, serão disputados na Alemanha entre 16 e 27 de julho de 2025.

Nessa edição, bem como em outras disputas que participou no ano passado, a Aupex apoiou a atleta-acadêmica.

Em 2023, Lhays disputou os Jogos Universitários Mundiais da Fisu Chengdu no mês de julho, na China, levando o nome da instituição e do país.

Não houve títulos nessa etapa, mas no próximo ano a acadêmica pretende usar a experiência que ganhou para ter chances de fazer um fim diferente na Alemanha:

“Treino há oito anos  diariamente em torno de três a quatro horas por dia. Estou ansiosa para este momento, ” descreve.

História da atleta

“Tive oportunidade de começar a treinar aos nove anos por meio do Programa de Iniciação Desportiva (PID), mas na época não foi possível por que não havia um adulto que me acompanhasse nessa rotina, meus pais não podiam. Assim, comecei aos 13 anos, também pelo PID, mas já treinando no clube,  na Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (AJTM), no nível avançado pois já sabia movimentos e algumas técnicas do esporte. Em poucos meses passei a integrar a equipe da AJTM numa rotina de treino puxada e estudando paralelamente”, detalha.

Em 2016, meses após começar a prática do esporte, Lhays já participava do Campeonato Brasileiro Escolar e iniciava o caminho de uma série de conquistas.

A aleta foi Campeã pela Seleção Brasileira Sub 19, melhor atleta do Estado em três edições, campeã brasileira em sua categoria, campeã brasileira por equipes de clubes, um feito inédito para Joinville, além de ter participado de outros importantes títulos como o vice campeonato no Sul-americano de equipes, terceiro lugar em dupla,  ajudando a contribuir na conquista do ouro para o Brasil no resultado final e participação no Panamericano.  

“Tive apoio da família e sempre muita vontade de vencer”.

Quanto ao futuro, Lhays pretende continuar a ser atleta até a idade em que conseguir se manter competitiva no cenário nacional.

Na formação no curso de Educação Física ela busca a oportunidade para agregar conhecimento  e ter à frente uma gama de opções para atuação.

“Ter nível superior hoje é essencial para o planejamento de uma carreira sólida”, afirma a acadêmica do 7º semestre da Aupex Uniasselvi.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo