quinta-feira,

26/12/2024

Joinville/SC

Abertura da Interplast reúne autoridades, representantes de entidades e profissionais do segmento

A Interplast 2024 – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, foi aberta hoje (13), com a presença de autoridades, representantes de entidades e profissionais do segmento.

Considerada uma das principais feiras da indústria de transformação do plástico do Brasi e a maior de Santa Catarina, a Interplast ocupa 100% da área útil dos três pavilhões da Expoville, abrangendo 25 mil m² de de exposição.

Essa edição recebeu um incremento de 60% em número de expositores, em relação a edição anterior, chegando a 400 expositores e mil marcas vindas de oito países: Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.

No evento de abertura o diretor da Messe Brasil, Richard Spitandelli, destacou o crescimento do evento e o impacto positivo que a Interplast traz para a indústria da região.

”A feira é uma oportunidade de renovação tecnológica para os parques fabris e de conhecimento técnico para os profissionais. Joinville recebe o que tem de mais inovador em tecnologia para a indústria de transformação do plástico existente no mercado mundial”, destaca.

Em sua fala o presidente do SIMPESC – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de SC, citou a economia circular e a sustentabilidade como temas relevantes na feira e nos espaços de conhecimento.

“Esse é um tema que vem ganhando cada vez mais evidência na indústria por meio de novas tecnologias para reutilização do plástico. A feira também direciona esse tema ao público visitante orientando sobre importância de contribuir com a separação e descarte adequado dos materiais”, acrescenta.

Paulo Teixeira, presidente Executivo da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, falou das diretrizes para o futuro da indústria de transformação do plástico que será direcionado pela economia circular, tratamento para plásticos de uso único, redução de pesos e camadas e mudanças no padrão de cores.

“Ninguém muda um modelo de negócios sozinho, por isso a Interplast com seus debates técnicos e encontro dos líderes do setor tem um papel fundamental para contribuir com as diretrizes futuras do segmento”, acrescenta.

Gino Pulucci, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos destacou a importância da região sul e de Joinville como polo de tecnologia para a indústria de transformação do plástico, com seus exemplos para a economia circular.

“O incentivo a economia circular cria um ecossistema sustentável amplo, que contribui com a geração de renda e a qualidade de vida”, comenta.

Marco Goetten, gerente executivo da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, comentou os investimentos da instituição para a tecnologia 4.0, desenvolvimento do capital humano e a atração de jovens para trabalhar na indústria.

“Por meio dos concursos Mestres do CNC e Mestres da Injetora queremos dar luz a bons técnicos para atrair a atenção dos jovens para a indústria”, revelou. Citou ainda, outras inovações que estão sendo programadas em parceria com o poder público para investimentos em cursos profissionalizantes.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Joinville, William Echer, agradeceu a organização por marte o evento em Joinville e destacou o potencial econômico de Joinville.

”Nossa cidade cresce a dois dígitos bem acima do PIB do Brasil e de Santa Catarina e temos uma economia ativa que só cresce”, comemora.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo