Joinville avança em avaliação nacional e está entre os municípios mais preparados para enfrentar desastres

Joinville passou a integrar a faixa A do Indicador de Capacidade Municipal em Proteção e Defesa Civil (ICM), elaborado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, consolidando-se entre os municípios mais bem preparados do país para atuar em situações de desastre relacionadas a eventos climáticos.

O resultado representa um avanço significativo em relação à última avaliação, realizada em 2024, quando o município havia sido classificado na faixa B do indicador.

O ICM avalia a capacidade dos municípios na gestão de riscos e desastres, levando em consideração o porte da cidade e o perfil de risco. Joinville, classificada como município de médio/grande porte, possui perfil de risco prioritário, por ser suscetível a deslizamentos, enxurradas e inundações.

O indicador é composto por 20 variáveis, que analisam desde a dotação orçamentária para a Defesa Civil, passando pelo mapeamento de áreas de risco, até instrumentos de planejamento, gestão e campanhas de conscientização. Joinville atingiu 17 das 20 variáveis, alcançando a pontuação necessária para a classificação máxima.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter, a mudança de faixa é resultado de avanços estruturais e técnicos no município. “Joinville mudou de faixa porque atingiu indicadores que antes não possuía. Criamos o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que reorganizou e reestruturou a atuação da Defesa Civil. Também elaboramos o Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre, que aprimorou o mapeamento, além de instrumentos como a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e a Carta de Suscetibilidade”, destacou.

Você não pode copiar o conteúdo desta página