Joinville registrou zero mortes por dengue em 2025, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Em 2024, 83 pessoas haviam morrido na cidade em decorrência da doença. No mesmo período, o número de casos caiu drasticamente, de 80.232 em 2024 para 1.016 em 2025, resultado de uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, incluindo a implantação do Método Wolbachia.
Campanha “10 Minutos Contra a Dengue”
Uma das estratégias de prevenção foi a campanha “10 Minutos Contra a Dengue”, que orientou mais de 781 mil visitas realizadas em casas, escolas, comércios e empresas ao longo do ano. O material fornece um checklist para que os moradores vistoriem regularmente locais onde a água pode se acumular, como caixas d’água, calhas, pneus, galões, lonas e piscinas.
O roteiro completo da campanha está disponível no site da Prefeitura de Joinville: joinville.sc.gov.br/dengue. A população também pode denunciar focos de dengue pelos canais oficiais da Prefeitura, pelo aplicativo Joinville Fácil ou pelo telefone 156.
Orientação em caso de suspeita de dengue
Em caso de suspeita de dengue, a recomendação é procurar uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) próxima. Em situações de urgência ou emergência, a orientação é buscar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os principais sintomas da doença incluem febre alta, dores no corpo, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e fraqueza. A hidratação é essencial: adultos com dengue devem ingerir cerca de 6 litros de líquidos por dia, sendo 2 litros de soro e o restante água, sucos ou iogurte.
Dicas para evitar criadouros do mosquito
-
Mantenha caixas d’água fechadas e vedadas
-
Limpe calhas para evitar acúmulo de água
-
Armazene pneus em locais cobertos e garrafas/baldes de boca para baixo
-
Limpe ralos e use telas de proteção
-
Descarte pratos de vasos ou coloque areia até a borda
-
Estique lonas de cobertura para evitar poças
-
Evite acúmulo de água em bromélias e outras plantas
-
Mantenha bandejas de ar-condicionado e geladeira limpas
O sucesso das ações em Joinville mostra que prevenção, conscientização e tecnologia podem reduzir drasticamente os impactos da dengue na população.













