Nesta quarta-feira (27/11), um dos dez suspeitos de integrar uma organização criminosa foi preso no bairro Itinga, em Joinville (SC), durante a segunda fase da Operação Coalizão pela Paz, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PA) em parceria com o Grupo de Trabalho de Facções Criminosas (GTF/NIP).
Além de Santa Catarina, prisões e diligências ocorreram em municípios do Pará, Maranhão e outras cidades de SC.
A operação teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do Pará, após representação da FICCO/PA e recurso do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO).
Os suspeitos são apontados como integrantes de uma organização especializada em tráfico de drogas, extorsões e atentados contra agentes de segurança pública.
Segundo o inquérito policial, os investigados atuavam na Região Metropolitana de Belém exercendo funções de disciplina interna da organização, aplicando punições a membros infratores, que poderiam incluir multas, castigos físicos e, em casos extremos, decretos de morte.
A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Civil de Santa Catarina (com atuação em Joinville, Santo Amaro da Imperatriz, Anitápolis, Angelina e Rancho Queimado), a 17ª Seccional Urbana de Santa Izabel do Pará e as secretarias de administração penitenciária dos estados do Pará, Maranhão e Santa Catarina.
A FICCO/PA é uma força-tarefa formada por Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária, dedicada a ações conjuntas e integradas contra o crime organizado no estado.













