sexta-feira,

14/11/2025

Joinville/SC

A Noite É uma Criança – Mostra de Dança Infantil reúne mais de 1 mil bailarinos em Joinville

O evento ocorre em Joinville nos dias 8 e 9 de novembro, com 40 grupos e mais de 100 coreografias apresentadas por bailarinos e bailarinos de 3 a 14 anos de idade.

O evento reúne escolas de Santa Catarina e do Paraná, levando mais de 1 mil de crianças a participarem de uma grande comemoração em torno da dança na infância.

Serão cinco sessões nas tardes de sábado e domingo, com apresentações no Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen.

A mostra é uma forma de proporcionar experiência de palco às crianças, sem caráter competitivo.

Além da oportunidade de desenvolvimento para os jovens bailarinos, o evento promove o intercâmbio entre professores e coreógrafos e possibilita que escolas de diferentes portes, vindas tanto de cidades grandes quanto do interior, possam proporcionar a experiência do grande palco a seus jovens alunos.

É o caso do Projeto Mudança, da Casa da Criança e do Adolescente Padre Lívio Donati, de Ortigueira, cidade de 20 mil habitantes localizada na região central do Paraná.

O grupo enfrentará 385 quilômetros no trajeto até Joinville para que nove bailarinas, com idades entre 9 e 11 anos, possam participar do evento.

“A arte da dança é uma das ferramentas de transformação social para crianças e adolescentes. Ela possibilita a formação da cidadania e o conhecimento da diversidade cultural dos locais onde são organizados os festivais dos quais participamos. Por isso, é muito importante a nossa participação na mostra A Noite É uma Criança. Ela valoriza a demonstração dos talentos e promove a socialização entre outros projetos e academias de dança”, avalia a professora e coreógrafa Joe Brito.

O Ballet Roza, única escola de dança de Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, levará mais de 100 alunos ao palco do Teatro Juarez Machado, com 10 coreografias inscritas.

Segundo a diretora e coreógrafa, Vaniere Roza, os alunos e suas famílias aguardam por este momento desde o momento da matrícula, quando colegas e outros pais descrevem como é mágico participar das apresentações em Joinville no fim do ano.

“Participamos do evento desde 2023, na 9ª edição da Mostra em Joinville. Para minhas alunas, é um momento para se sentirem bailarinas de verdade. Elas têm a experiência de palco, sentem a magia de se arrumar em um camarim e se dedicam às aulas com mais responsabilidade porque sabem qual é a importância de participar do evento”, explica Vaniere.

Sete gêneros de dança passam pelo palco da mostra

A programação contempla três categorias baseadas nas faixas etárias (Baby, Infantil e Infantojuvenil) e sete gêneros de dança: balé clássico, dança contemporânea, danças populares, danças urbanas, jazz, sapateado e estilo livre.

“Diferentemente dos festivais competitivos, ‘A Noite É uma Criança’ valoriza o aspecto formativo e artístico da dança. O evento é pensado para oferecer às crianças uma experiência completa de palco, convivência e expressão, e para que as escolas apresentem ao público o resultado dos processos criativos”, explica a diretora-geral do evento, Lenise Pavan Gonzaga de Andrade.

Esta é a 11ª edição do evento em Joinville.

Criado em Florianópolis em 2002, o evento agora também é realizado em Curitiba, Porto Alegre, Criciúma, Chapecó e, em 2025, promoveu a primeira edição em Jaraguá do Sul.

O projeto cultural é realizado pela Kukuli Brasil, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), do governo de Santa Catarina, aprovado pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura), com o incentivo da Havan, do Instituto Carlos Roberto Hansen/Tigre, da Nidec Global Appliance e da Usipe.

Números da 11ª A Noite É Uma Criança – Mostra de Dança Infantil em Joinville:

1.051 bailarinos
102 coreografias
40 grupos
17 cidades
2 Estados (Santa Catarina e Paraná)

Agenda:

11ª A Noite É Uma Criança – Mostra de Dança Infantil – Edição Joinville

Quando: 8 e 9 de novembro de 2025, com cinco sessões

Onde: Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen, na Av. José Vieira, 315 – América)

Quanto:
R$ 40,00 – Meia-entrada
R$ 80,00 – Inteira
Ingressos à venda em Ticket Center (ticketcenter.com.br), com poltronas numeradas

Você não pode copiar o conteúdo desta página