quinta-feira,

06/11/2025

Joinville/SC

Envenenamento em confraternização deixa 11 funcionários intoxicados em SC

Uma confraternização de rotina no pronto-atendimento de Santa Cecília, no Oeste catarinense, terminou em um grave caso de suspeita de envenenamento coletivo.

Na tarde de terça-feira (21/10), 11 profissionais da unidade passaram mal após consumirem um refrigerante levado por uma visitante.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os servidores participavam de um café da tarde no local quando a mulher, posteriormente presa, trouxe uma garrafa de dois litros da bebida.

Aproximadamente uma hora após o consumo, surgiram sintomas como vômitos, tontura, sonolência, inchaço abdominal e dificuldade de fala.

Oito pessoas precisaram ser internadas com sintomas mais graves, enquanto três apresentaram mal-estar leve.

Entre os afetados estavam médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, recepcionistas e funcionários da limpeza.

Um dos intoxicados é vereador do município e precisou ser transferido para outra cidade devido à gravidade do quadro clínico.

Prisões e investigação

A Polícia Civil prendeu duas pessoas: a mulher que trouxe o refrigerante e o sobrinho dela, funcionário da unidade de saúde.

O homem estava afastado desde o início de outubro, após denúncias de importunação sexual feitas por colegas.

Câmeras de segurança confirmaram que a mulher entrou com a garrafa na unidade pouco antes do café.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências dos suspeitos, onde materiais foram recolhidos para perícia.

O laudo da Polícia Científica ainda é aguardado para confirmar se a bebida continha substância tóxica.

Até o momento, a motivação do crime não foi divulgada.

Todos os pacientes internados receberam alta no sábado (25/10), mas seguem em acompanhamento médico.

Dois deles retornaram ao trabalho na quinta-feira (23/10), mas precisaram ser novamente hospitalizados ao apresentar sintomas recorrentes.

Você não pode copiar o conteúdo desta página