O Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville, por meio da Delegacia de Proteção Animal, deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação “Gaiola Vazia”, que resultou na prisão de quatro homens e na apreensão de 212 aves silvestres.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Proteção Animal de Blumenau, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e da Polícia Científica de Joinville.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Vila Nova, Aventureiro, Boehmerwald e Bom Retiro.
As diligências são resultado de uma investigação que vinha sendo conduzida há cerca de três meses, com foco no comércio ilegal de aves e anilhas.
Segundo a Polícia Civil, o grupo mantinha uma atuação constante nesse tipo de crime, que era inclusive a principal fonte de renda de alguns dos investigados.
Durante a operação, quatro homens foram presos em flagrante e autuados por receptação qualificada, associação criminosa e maus-tratos a animais.
A maior apreensão ocorreu no bairro Aventureiro, onde foram localizados 211 passeriformes e um psitacídeo.
As aves foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, onde passarão por reabilitação antes de serem devolvidas à natureza.
A investigação prossegue para identificar outros envolvidos no esquema de tráfico e comercialização de animais silvestres.










