sexta-feira,

08/08/2025

Joinville/SC

Polícia Civil prende lideranças de facção criminosa durante operação em Joinville

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Homicídios de Joinville (DH), deflagrou na manhã desta terça-feira (5) uma operação para desarticular lideranças de uma organização criminosa com atuação na cidade.

Ao todo, oito integrantes do chamado “Quadro Geral” — o mais alto escalão da facção — foram presos.

As ordens judiciais foram expedidas com base em uma investigação complexa, que identificou os responsáveis por decisões estratégicas do grupo, incluindo a autorização de homicídios em chamados “tribunais do crime”.

Conforme apurado, os alvos da operação teriam autorizado ao menos 14 assassinatos registrados em Joinville ao longo de 2024.

A facção possui uma estrutura hierárquica bem definida, com membros que exercem funções como arrecadação de recursos (dízimo), gestão de patrimônio, elaboração de relatórios, articulação interna e aplicação de punições severas, conhecidas como “disciplinas”.

Um dos presos ocupava o cargo de “Geral da Cidade”, função de liderança máxima mantida por ele há mais de uma década.

Além dos mandados judiciais, a operação resultou em três prisões em flagrante: duas por embaraçar investigação policial, com destruição de vestígios, e uma por tráfico de cocaína. No total, 11 pessoas foram detidas.

A operação mobilizou cerca de 60 policiais civis de diferentes delegacias da região, incluindo unidades especializadas do Departamento de Investigação Criminal (DIC), 1º, 2º, 3º, 5º e 6º Distritos Policiais, DPCAMI, DPCo de São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva.

Também houve apoio de policiais penais das unidades de monitoramento eletrônico e da Polícia Científica, responsável pelos exames periciais dos vestígios coletados.

A Polícia Civil segue com as investigações para responsabilizar os integrantes e enfraquecer a estrutura do crime organizado em Joinville. 

Você não pode copiar o conteúdo desta página