O tricolor não foi bem no fechamento da primeira fase da série D do brasileiro, campo alagado e bom futebol impraticável marcaram a derrota de virada por 2 a 1 diante do Guarany de Bagé/RS. Yuri Mamute perdeu uma penalidade aos 10 minutos, após uma jogada na área adversária onde o goleiro Douglas derrubou o próprio Mamute, cometendo a infração.
O gol tricolor veio logo em seguida, para se redimir do pênalti perdido, Yuri Mamute abriu o marcador aos 14 minutos, após cobrança de escanteio, o atacante marcou de cabeça.
A virada do adversário saiu na segunda etapa, aos 21 minutos, falha do goleiro Bruno Pianissolla, que não conseguiu segurar a bola que veio na área, e Allan Christian dividiu o lance, marcando para os donos da casa.
A partida seguiu truncada e de muita disputa com a chuva que persistia, com isso a pressão do Guarany só aumentou, e aos 33 minutos, Márcio Jonatan marcou de penalidade, decretando a virada e colocando números finais na partida, final Guarany de Bagé 2 a 1 Joinville.
Mesmo com a derrota, o Joinville ficou em terceiro no grupo A7, e agora enfrenta o Cianorte (PR) em duas partidas, a primeira acontece na Arena Joinville, e deve ser anunciada oficialmente com a data e horário pela CBF em breve.