A aula inaugural da décima turma do Programa de Incubação de Empreendimentos Join.Cubo foi realizada na manhã desta quarta-feira (9), no O Farol.
O curso gratuito oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), é para pessoas que tenham interesse em empreender ou que já estejam empreendendo, mesmo que informalmente.
O programa oferece formação em gestão de negócios e acompanhamento técnico para empreender.
A aula magna foi ministrada por Djefrei Pasch, que é cofundador da empresa Motorista PX.
A abertura com os 80 alunos inscritos contou com a presença do prefeito Adriano Silva.
“Estou muito feliz por ver uma sala cheia de empreendedores, de pessoas que estão sonhando em construir seus negócios. Não existe um bom negócio se o líder principal não está atento às mudanças com humildade. Aprender e reaprender é diário. A Join.Cubo é uma das ações da Prefeitura para ajudar empreendedores. As nossas empresas aqui em Joinville vivem mais do que em outros locais justamente porque a gente dá esse suporte inicial para que as pessoas não errem nesse começo”, ressaltou o prefeito durante a conversa com os empreendedores.
O prefeito compartilhou uma dica importante com os empreendedores.
Para Adriano Silva, as empresas precisam ter propósito.
“Empresas de sucesso têm propósito e jeito de trabalhar claros. O propósito, quando vocês falarem na empresa de vocês, tem que refletir não só no produto, mas nas atitudes. Aí o seu cliente se conecta com você com algo maior. São pontos que podem mudar a trajetória da empresa de vocês: ter o propósito, saber porque existe e ter valores como alegria, desenvolver bom ambiente de trabalho, ter humildade e honra”, ensinou Adriano.
O objetivo do Join.Cubo é capacitar empreendedores para a gestão com incentivo à autogestão e aprimoramento do perfil empreendedor para fomentar o próprio negócio.
“A Join.Cubo é uma ação da Prefeitura para fomentar o empreendedorismo na cidade. São encontros semanais, por seis meses, que trazem conteúdos de todos os setores necessários para que esses empreendedores possam crescer profissional e pessoalmente. Tenho certeza que estes empreendedores se formarão com todo conteúdo necessário para inovarem e crescerem em seus negócios”, pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
Pela Join.Cubo são ofertadas capacitações com temas como marketing, perfil empreendedor, vendas e relacionamento com o cliente, precificação, ferramentas de gestão e controle financeiro, fluxo de caixa, atendimento ao cliente, plano de negócios, além de outros assuntos.
Também são realizadas assessorias individuais ao empreendimento.
Incentivo para crescer
Um dos novos alunos do programa é o projetista José Miranda, morador do bairro Nova Brasília.
Ele trabalha projetando móveis e ficou sabendo do curso pelas redes sociais.
“Estou meio que informal, até tenho um MEI, mas preciso me formalizar, receber pelo CNPJ, toda essa parte burocrática que não entendo e acredito que vou passar a entender aqui. Vi na programação do curso várias coisas que minha empresa precisa como marketing e finanças. Quero me organizar, faturar mais e sei que com conhecimentos assim posso me aprimorar. Estou bem empolgado porque estava pesquisando e apareceu essa oportunidade de algo gratuito pela Prefeitura”, conta José.
As capacitações são na parte da manhã, durante três horas por semana.
As atividades teóricas, com plano de negócio e atividades supervisionadas, vão até 10 de dezembro.