Gaeco mira crimes digitais e prende quatro por conteúdo de abuso infantil

Foto: MP-SC / Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (27), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Expurgo, com alvos em Joinville e outras cidades de Santa Catarina e São Paulo.

A ofensiva tem como foco principal o combate a crimes relacionados ao armazenamento de material de abuso sexual infantil na internet.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Joinville, Camboriú, Brusque, Indaial e Timbó, além de Ubatuba, no litoral paulista.

Durante a ação, os agentes confirmaram a existência de conteúdos ilegais nos dispositivos eletrônicos apreendidos, resultando na prisão em flagrante de quatro investigados — sendo dois em Timbó, um em Indaial e outro em Camboriú.

As investigações seguem em segredo de Justiça, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que o processo avançar.

O Gaeco é uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público de Santa Catarina e conta com a atuação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.

Já o CyberGaeco, núcleo especializado do grupo, é responsável por rastrear e combater crimes cometidos em ambientes virtuais.

Você não pode copiar o conteúdo desta página