sexta-feira,

08/08/2025

Joinville/SC

Comissão de Saúde ouve pacientes que aguardam cirurgia bariátrica no Hospital Regional de Joinville

A Comissão de Saúde realizou, nesta segunda-feira (9), uma reunião extraordinária para ouvir pacientes que aguardam por cirurgias bariátricas no Hospital Regional Hans Dietter Schmidt, em Joinville.

Durante o encontro, pacientes relataram a longa espera pelo procedimento, falta de transparência na lista de espera e dificuldades no acesso à informação.

Moradores de cidades como Joinville, Guaramirim, São Bento do Sul e São Francisco do Sul desabafaram sobre os impactos da demora na saúde física e mental. Segundo eles, além de comprometer a autoestima, a obesidade limita tarefas simples do cotidiano e dificulta a inserção no mercado de trabalho.

Uma das pacientes, Suzana Macoppi, contou que espera pela cirurgia desde 2018 e, até o momento, não recebeu previsão concreta, apenas uma estimativa para 2026.

A gerente regional da Saúde, Graziela Vieira de Alcântara, reconheceu os problemas e informou que o número de cirurgias bariátricas realizadas no Hospital Regional subiu de 55 em 2021 para 192 em 2023.

Ela explicou que, atualmente, 1,7 mil pessoas estão inseridas no programa de atenção à obesidade, sendo 225 aptas à cirurgia na unidade hospitalar.

Um dos entraves apontados pela gestora é a dificuldade de contratação de profissionais médicos via processo seletivo. Para enfrentar o problema, a Secretaria de Saúde prepara um concurso público.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), afirmou que levará o tema ao governo estadual, em Florianópolis. Uma nova reunião sobre o assunto está marcada para o dia 23 de julho.

Você não pode copiar o conteúdo desta página