A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina deu início à modernização da estrutura hospitalar pública com a aquisição de quatro aparelhos de ultrassom de última geração.
O primeiro deles já está em funcionamento no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina Dr. Antônio Felipe Simão, em São José.
A novidade representa um salto na qualidade dos exames por imagem realizados nas unidades da rede estadual.
Com um investimento superior a R$ 2 milhões — sendo R$ 192 mil provenientes de emenda parlamentar — os equipamentos trazem tecnologia avançada, que permite diagnósticos mais rápidos, precisos e seguros.
Os demais aparelhos serão instalados no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis; no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville; e no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages.
De acordo com a superintendente dos Hospitais Públicos do Estado, Tatiana Bez Titericz, a iniciativa reforça o compromisso do governo com a qualidade no atendimento.
“A modernização das nossas unidades é essencial para uma saúde pública mais eficiente, humanizada e resolutiva. Investir em tecnologia é investir em vidas”, destacou.
Os equipamentos, importados do exterior, contam com plataforma de ultrassonografia de alta complexidade e recursos para gerar imagens em 2D, 3D e 4D com alta resolução.
Isso facilita a avaliação funcional e morfológica de órgãos e tecidos, ampliando o alcance dos diagnósticos.
Instalado no dia 15 de maio, o novo aparelho do Instituto de Cardiologia permitirá até 400 exames por mês, com possibilidade de realização de diversos procedimentos cardiológicos e vasculares, como ecocardiogramas em diferentes modalidades, estudos Doppler e avaliações hemodinâmicas detalhadas.
A aquisição faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização do SUS em Santa Catarina, com o objetivo de garantir mais qualidade e conforto nos atendimentos à população.