O Laboratório de Acústica e Vibrações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus de Joinville, desenvolveu uma solução inovadora para conter a poluição do ar causada por sistemas de frenagem de motocicletas.
O projeto, coordenado pelos professores Thiago Fiorentin e Andrea Piga, do Departamento de Engenharias da Mobilidade, busca reduzir a emissão de partículas finas — uma das principais fontes de poluentes atmosféricos provenientes dos veículos automotivos.
Durante o processo de frenagem, especialmente em freios a disco, o atrito entre pastilhas e discos transforma a energia cinética em energia térmica, liberando partículas no ambiente.
Esse desgaste dos componentes lança resíduos invisíveis no ar, contribuindo para a poluição e agravando problemas respiratórios na população.
Para enfrentar esse desafio, os pesquisadores desenvolveram um sistema de clausura que permite a coleta dessas partículas durante testes de frenagem.
A motocicleta é fixada ao solo com a roda traseira suspensa, enquanto o conjunto de freio fica isolado em uma câmara com fluxo de ar controlado e filtrado.
As partículas emitidas são capturadas por um duto conectado a filtros, possibilitando a análise dos resíduos.
A estrutura foi testada em uma motocicleta BMW G310GS, que também recebeu um sistema automatizado de controle para garantir condições padronizadas de aceleração e frenagem.
Segundo o professor Thiago Fiorentin, a automação melhora a repetibilidade dos testes e a confiabilidade dos resultados.
O projeto deu origem a dois trabalhos de conclusão de curso (TCCs) no curso de Engenharia Automotiva:
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Análise dos mecanismos de desgaste das pastilhas de freio em ensaio de bancada, de Clarice Rodrigues de Oliveira Alves;
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Desenvolvimento de bancada de testes para avaliar emissão de material particulado de sistema de freios automotivo, de João Pedro Anuto Silva.
O objetivo final do grupo é desenvolver uma nova pastilha de freio que emita menos partículas poluentes.
A iniciativa conta com a parceria da Frasle, empresa especializada em componentes para sistemas de freios.