A Companhia Águas de Joinville está entre as empresas mais éticas do Brasil, no segmento Serviços, de acordo com o ranking do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios (IBEN).
A Companhia obteve nota 72,7 de um total de 100 pontos, se enquadrando no nível avançado de gestão de ética.
As organizações com as melhores pontuações foram premiadas nesta semana, em cerimônia que ocorreu em Campinas (SP).
Entre os inscritos, apenas cinco empresas obtiveram nota superior a 7.
“Temos orgulho de sermos reconhecidos por uma instituição nacional. Na Companhia, a ética permeia nossos processos e atividades. Implementar a cultura da integridade é importante para todas as empresas, mas para nós, como empresa pública, a importância é ainda maior”, destaca Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Para o somatório dos pontos, foram avaliadas as normas, políticas e ações da Águas de Joinville relacionadas à gestão do controle interno, integridade e conformidade.
Entre elas está a elaboração dos Códigos de Conduta e Ética para colaboradores e para fornecedores e a revisão do Programa de Integridade da Companhia, ambos com realização de treinamentos anuais.
Outra ação analisada é o Canal de Denúncias independente, administrado por uma empresa terceirizada. Com direito ao anonimato, o manifestante pode denunciar desde casos de bullying, assédio, até fraude ou condutas suspeitas se identificar algo cometido por funcionários diretos ou terceirizados, de empresas parceiras ou fornecedores da Companhia.
O IBEN reconhece, desde 2010, empresas privadas e governamentais com o prêmio Ética nos Negócios.
A Companhia Águas de Joinville participou da avaliação do IBEN pela primeira vez.
Os indicadores do ranking são baseados em nove tópicos, entre eles Estrutura do Programa e Supervisão, Liderança e Recursos, Padrões e Processos, Administração do Risco e Compliance, Educação e Treinamento, Disciplina e Incentivos e Métricas e Monitoramento.