O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) disponibiliza um canal de atendimento para solicitar socorro à animal doméstico sem tutor doente ou ferido. Agora, para atendimento de emergência, a solicitação pode ser feita por telefone.
Para agilizar o atendimento emergencial a um animal, a Prefeitura disponibiliza o número de telefone (47) 3407-2149, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados e pontos facultativos.
Há também um telefone de plantão que é o (47) 98919-2823 que atende de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, sábados, domingos, feriados e pontos facultativos 24 horas por dia. Esses pedidos só podem ser realizados por ligação telefônica.
O animal sem tutor ferido ou doente é atendido pelo município e recebe cuidados médico-veterinários. Esse animal pode ser acolhido no Centro de Bem-Estar Animal, de acordo com a capacidade do local, ou ficar em lar temporário até sua recuperação.
As atividades do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) são operacionalizadas pela clínica veterinária Clinicão que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais.
Outros canais de solicitação continuam ativos para casos que não são emergenciais. Nesses casos, o cidadão pode solicitar atendimento pelo formulário eletrônico da Ouvidoria.
A solicitação pode ser feita pelo site da Prefeitura (https://ouvidoria-form.joinville.sc.gov.br/), 24 horas por dia.
O pedido pode ser realizado também na Unidade de Ouvidoria, na sede da Prefeitura de Joinville, que fica na avenida Hermann August Lepper, 10, 1º andar, Saguaçu. Essa solicitação pessoalmente pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos. A solicitação para casos não urgentes pode ser feita também pelo telefone 156, de segunda a sexta, das 8h às 14h.
A Unidade de Bem-Estar e Proteção Animal é ligada à Secretaria de Meio Ambiente (SAMA). A unidade é responsável pelo Programa Municipal de Proteção Animal, instituído pela Lei Complementar 360/2011, por incentivar a adoção de animais e por gerir o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA).