quarta-feira,

05/02/2025

Joinville/SC

Joinville recebe certificação internacional em reconhecimento ao trabalho de prevenção e tratamento do AVC

Em mais um importante reconhecimento à qualidade dos serviços de saúde pública do município, Joinville comemora a conquista da certificação internacional Cidade Angels, que reconhece a excelência na prevenção e tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) oferecido pelo Hospital Municipal São José (HMSJ), com cuidados que vão desde a prevenção até a reabilitação de pacientes com a doença.

 

A entrega da premiação ocorre nesta sexta-feira (13), às 9h30, no Auditório anexo à UBSF Glória (Rua Brigada Lopes, bairro Glória). A cerimônia terá a presença dos responsáveis pela certificação, profissionais da Prefeitura de Joinville e Hospital São José e da Associação Brasil AVC.

 

O Cidade Angels é uma iniciativa privada não promocional que visa melhorar o cuidado de AVC em âmbito mundial. Ela está presente em mais de 150 países e em oito mil hospitais. Joinville é a primeira Cidade Angels do Estado de Santa Catarina, a quarta no Brasil e a sexta no mundo.

 

“A certificação Cidade Angels atesta que Joinville é uma cidade segura para os pacientes com AVC porque em todas as pontas, desde a prevenção até a reabilitação, o município entrega cuidados de alto nível para a sua população”, afirma Kamila Fachola, líder da Iniciativa Angels no Brasil.

 

E ela completa: “Em termos de saúde pública, é o sonho de excelência de qualquer paciente. Uma cidade comprometida com seus habitantes, com o cuidado de saúde que também inclui a reintegração do paciente à sua comunidade, a volta à sua rotina, à sua vida. Estamos orgulhosos em dizer que o Brasil tem mais uma Cidade Angels, sendo Joinville a primeira de Santa Catarina a receber a certificação”.

 

Para o diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior, a certificação é o reconhecimento do trabalho realizado ao longo de anos e que se reflete em todas as etapas do tratamento e que envolve os profissionais e a população em geral.

 

“Temos o desafio de perpetuar a cultura do rápido atendimento ao AVC. Quanto menos tempo ele levar para ser atendido, menores serão as sequelas, mais cedo ele pode voltar à vida normal, com menos sequelas e danos permanentes. Isso é melhor para o paciente, para a sua família e também para o município e para o Estado”, completa Boege.

 

AVC nas Escolas torna Joinville Cidade Angels

 

Antes de se tornar Cidade Angels, Joinville já havia conquistado outras certificações na Iniciativa Angels graças ao seu protagonismo no tratamento ao AVC. O Hospital Municipal São José obteve certificação nível “Platinum” e o SAMU nível “Diamond”.

 

Agora, além da manutenção e constante evolução dos resultados obtidos em todas as etapas, uma nova parceria com a Secretaria de Educação (SED) ajudou Joinville a garantir o título de Cidade Angels. Com a iniciativa, o tema AVC foi implantado no Mapa de Progressão de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.

 

Com isso, a partir de agora, professores dos sétimos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, passam a trabalhar o tema junto aos seus alunos, sempre no mês de julho.

Para tanto, os professores são capacitados e conhecem ferramentas como o aplicativo Riscômetro, por meio do qual podem coletar dados para a realização de atividades teóricas e práticas, em diferentes disciplinas como matemática, ciências da natureza e educação física.

 

 

De acordo com a neurologista do Hospital Municipal São José, Carla Moro, que também é fundadora e presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Brasil AVC (ABAVC), 90% dos casos de acidente vascular cerebral podem ser evitados por meio de cuidados como alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Além disso, reconhecer fatores de risco, especialmente a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é fator de prevenção essencial.

Para a médica, a busca pela certificação de Cidade Angels incentivou a introdução da educação sobre AVC em âmbito escolar de forma perene, ajudando a fortalecer toda a estrutura já existente.

 

“Joinville já tem tradição no atendimento de AVC, com uma unidade de AVC em funcionamento há mais de 25 anos no Hospital Municipal São José. Fomos o primeiro município brasileiro a oferecer medicação trombolítica pela Secretaria da Saúde; fomos pioneiros na realização da trombectomia (procedimento de retirada do coágulo do cérebro), realizada desde 2011.

 

 

Hoje, 65% dos casos que chegam ao Hospital São José são leves, o que significa que tanto os pacientes, como médicos e profissionais da Atenção Primária já identificam os sintomas de forma precoce”, afirma Carla Moro.

 

E ela completa: “Se tudo isso é ensinado dentro da escola, se torna um ciclo virtuoso que inicia junto aos estudantes e culmina no atendimento assertivo do paciente que efetivamente sofreu o AVC”, afirma Carla Moro.

 

Joinvasc é referência mundial

O Joinvasc, o programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, é referência mundial e a iniciativa já foi replicada em capacitações e implementações em mais de 20 centros de AVC na América Latina. Também serviu de modelo para o Ministério da Saúde definir as políticas nacionais sobre AVC e participou da criação do programa de certificação de centros de AVC da Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO).

 

Em 2021, o Joinvasc foi eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde e recebeu a certificação máxima, de centro avançado de AVC, conferido pela WSO. O programa também já foi destaque na revista americana NEJM Catalyst Innovations in Care Delivery, apontada como a maior publicação científica sobre inovações nos cuidados à saúde.

 

Em setembro deste ano, dando continuidade ao trabalho de excelência realizado pelo Joinvasc, a Prefeitura de Joinville ativou a nova Unidade de Hemodinâmica do Hospital Municipal São José.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo