Joinville sediou, nesta quarta-feira (4), a Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Nordeste de Santa Catarina.
Cerca de 160 participantes de nove municípios da região se reuniram na Faculdade Anhanguera para debater o tema “Emergência Climática”.
“Em 2023, Joinville discutiu as mudanças e emergências climáticas, na Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Básico. Mas ainda bem que esse tema não é tratado apenas em um único município, e sim, em uma região”, afirma o secretário de Meio Ambiente de Joinville, Fábio Jovita.
O evento é promovido pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e reúne representantes dos nove municípios que compõem a associação: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
“Vamos pensar juntos e levantar novas ideias para lidar com as emergências climáticas. A Conferência pode resultar em metas e compromissos”, aponta o presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David.
A Conferência é dividida em cinco eixos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática além de Governança e Educação Ambiental.
O debate desses eixos na 1ª Conferência Intermunicipal vai gerar 20 propostas para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, prevista para o próximo ano (e antecede a Conferência Nacional).
Nesta quarta-feira também foram eleitos os delegados para a 5ª Conferência Estadual.
A gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama), Magda Villanueva Franco, destaca a importância das questões climáticas serem discutidas de forma regional.
“O clima é debatido globalmente, mas não podemos esquecer que os fenômenos climáticos acontecem no município. Então, essas conferências municipais e regionais trazem a perspectiva de discutirmos o tema localmente. Porque quem sofre são os municípios, é onde tudo acontece. É para onde os recursos precisam ser enviados para lidarmos com um problema que já é realidade”, informa a gerente.