Abertas inscrições para Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente

Joinville vai sediar a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Nordeste de Santa Catarina.

O evento vai reunir representantes de nove cidades para, em um esforço coletivo, buscar alternativas sustentáveis para o futuro da região.

A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Nordeste de Santa Catarina vai ser realizada na quarta-feira, dia 4 de dezembro, das 8h às 18h30, na Faculdade Anhanguera (rua Campos Salles, 850, Glória, auditório 2).

O evento é aberto para todas as pessoas com mais de 16 anos. A inscrição pode ser realizada por meio da plataforma Sympla (bit.ly/ConferenciaIntermunicipal).

A conferência é promovida pela Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e vai reunir representantes dos nove municípios que compõem a associação: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

O tema será ‘Emergência Climática’ e os participantes irão alinhar propostas regionais às diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

“O objetivo da conferência é analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local”, explica a gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville (Sama), Magda Villanueva Franco.

Serão cinco eixos em debate: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática além de Governança e Educação Ambiental.

“Essas diretrizes serão discutidas a partir de um documento-base desenvolvido para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para 2025, da qual esse encontro intermunicipal representa a primeira etapa preparatória para a Conferência Nacional”, detalha Magda.

Outra deliberação do evento é eleger delegados para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Nordeste de Santa Catarina vai eleger 22 delegados para representar a região Nordeste na Conferência Estadual do Meio Ambiente.

A seleção de delegados seguirá critérios de diversidade, com 50% de representantes da sociedade civil, incluindo povos tradicionais e indígenas, 30% do setor privado e 20% do poder público. A organização também estabelecerá cotas para garantir que, sempre que possível, ao menos metade dos delegados sejam mulheres e pessoas negras.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo