sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Violência doméstica é tema do Podcast Caminho do Meio desta segunda

Geralmente dentro de casa, começa com agressões verbais e outras formas de intolerância e opressão.

Depois, tapas, empurrões e chutes.

Muitas vezes, termina em violência letal.

O Relatório Atlas da Violência 2023, publicado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz que a taxa de homicídios na população em geral vem caindo, enquanto a de mortes violentas femininas registra ligeiro aumento no país.

A pesquisa bianual reflete o período da pandemia e estima também crescimento em relação a homicídios ocultos.

“Em relação aos dados de homicídios registrados, em 2021, 3.940 mulheres foram vítimas de Morte Violenta por Causa Indeterminada (MVCI), o que representou aumento de 8,5% em relação ao ano anterior.

No cômputo geral, para cada mulher vítima de homicídio em 2021, havia uma mulher vítima de MVCI, segundo os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS)”, informa o levantamento.

No programa desta segunda-feira, Geraldo Lion vai conversar com Emily Pereira, policial militar e advogada licenciada, também professora pós-graduada em Segurança Pública.

Por três anos, ela integrou a Rede Catarina de Proteção à Mulher, iniciativa da PM de Santa Catarina pautada na filosofia de polícia de proximidade, que busca conferir maior celeridade às ações de proteção à mulher.

Hoje lotada no setor de Comunicação Social do 5º Comando Regional da Polícia Militar, em Joinville, a Cabo Emily verificou de perto o ciclo da violência doméstica e, em função dessa experiência, frequentemente é convidada a dar palestras sobre o tema.

Os espectadores poderão participar do bate-papo enviando perguntas pelos Canais do AJ e saber mais sobre a efetividade das medidas protetivas e aprender como pedir socorro em silêncio.

O Podcast Caminho do Meio deste 6 de maio vai ao ar ao vivo a partir de 8 da noite pelo YouTube, Facebook e Instagram do Portal Aconteceu em Joinville.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo