A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville realizou nesta quinta-feira (27), na Casa dos Conselhos, a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Os novos conselheiros, que representam o governo municipal, as entidades e organizações da sociedade civil, os usuários e os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), irão compor a gestão 2025/2027.
“Nós precisamos de conselheiros de atitude. Os Conselhos precisam estar à frente e presentes. Se vocês identificarem qualquer coisa na Secretaria de Assistência Social que não estejam satisfeitos, vocês têm a obrigação de nos chamar”, afirmou a Secretária de Assistência Social, Fabiana Cardoso.
Logo após a cerimônia de posse, foram eleitos os presidentes e a mesa diretora dos dois conselhos. No Conselho Municipal de Assistência Social, foi escolhida como presidente, Vanessa Cristofolini, assistente social da SAS. A vice-presidência ficou com Sinara Regina Silveira, representante da sociedade civil.
“Espero que possamos avançar no fortalecimento das políticas públicas, principalmente a política de assistência social, com participação efetiva dos seus conselheiros”, informa Vanessa Cristofolini.
Ester Grünhagen é a primeira-secretária do Conselho Municipal de Assistência Social e Raquel Mafioletti Valim a segunda-secretária.
No CMDCA, Daiana Delamar Agostinho foi reeleita presidente, com Vanessa Giovanella, da SAS, como vice-presidente.
“Este novo mandato é um mandato bem importante, porque é preciso continuar as ações do último biênio, principalmente, o aprimoramento do FIA, o Fundo da Infância e Adolescência. Precisamos deixar ele mais claro, mais transparente e também com mais agilidade no repasse dos recursos para os projetos”, explica Daiana.
A primeira-secretária do CMDCA é Ridiana Ortiz dos Santos Appi e a segunda-secretária Aline Sikorski.
Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville
O Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville (CMAS) é um órgão permanente, deliberativo e fiscalizador da política de assistência social, vinculado administrativamente à Secretaria de Assistência Social. É composto paritariamente por 36 conselheiros, titulares e suplentes, representantes do executivo municipal e dos segmentos de organizações da sociedade civil, trabalhadores e usuários do SUAS.
É responsável por discutir as prioridades da política de assistência social do município, estabelecendo as suas diretrizes, a partir das normativas e legislações estaduais e nacionais, além de aprovar e acompanhar o Plano Municipal de Assistência Social e propor critérios para a programação e a execução financeira e orçamentária do Fundo Municipal de Assistência Social.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
O CMDCA é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da política municipal de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, conforme
previsto na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Composto paritariamente por 36 conselheiros, titulares e suplentes representantes do executivo municipal e de organizações da sociedade civil, é responsável por exercer o controle social das políticas públicas destinadas às crianças e aos adolescentes, formular e zelar pela execução da política municipal dos direitos da criança e do adolescente e dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).