As comemorações do bicentenário de Dona Francisca continuam nesta semana. Do dia 6 a 9 de agosto e de 13 a 16 de agosto, será possível assistir ao documentário “Dona Francisca”, no auditório do Museu Nacional de Imigração e Colonização (rua Rio Branco, 229), das 10h às 16h.
A exibição do documentário, produzido pela NSC TV, é gratuita e o visitante vai conhecer mais sobre a história da princesa.
O documentário foi feito para presentear Joinville no aniversário de 170 anos do município. Com mais de 30 minutos, o documentário conta a história de Dona Francisca de uma forma em que o joinvilense não conhecia, relatando a maneira que ela vivia, qual foi a relação dela com a cidade e o papel dela na criação de Joinville.
Toda a produção levou um mês e meio, desde a pesquisa em arquivo histórico, registros oficiais, entrevistas com historiadores especialistas na família real Brasileira, produção, gravação e edição.
O documentário foi exibido em todo o estado de Santa Catarina.
O projeto também foi premiado com o Microfone de Ouro, da Associação Catarinense de Rádio e Televisão.
Obra de arte original volta a ser exposta
A partir de sexta-feira (9/8), o público poderá apreciar novamente o busto original da princesa Dona Francisca, feito pelo artista Fritz Alt no começo de 1926, para a celebração dos 75 anos de fundação de Joinville. A peça original volta à exposição no jardim do Museu Casa Fritz Alt. Em 2015, o busto que ficava na Rua das Palmeiras sofreu vandalismo e desde então passava por processo de restauro.
Exposição Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo
Outra homenagem é a exposição de arte têxtil “Bicentenário Dona Francisca em alto liço e alto estilo” do coletivo As Catarinas e da Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior.
Dez artistas produziram peças de tapeçaria inspiradas em várias fases da vida da princesa Dona Francisca. Os trabalhos podem ser conferidos no Museu Nacional de Colonização e Imigração (MNIC) até o dia 1º de setembro. A visitação é gratuita.