sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Cultura Alemã Joinville será homenageada em sessão especial na Câmara de Vereadores

A Cultura Alemã Joinville será uma das homenageadas em sessão especial pela Câmara de Vereadores nesta terça, 11 de junho, às 19h30. 

A proposição do vereador Érico Vinicius ressalta os 25 anos de atividades da entidade, fundada em 3 de outubro de 1999, com o propósito de contribuir no resgate da cultura germânica trazida pelos imigrantes.

Para o presidente de honra da Cultura Alemã, Carlos Adauto Virmond Vieira, essa homenagem “representa o reconhecimento da comunidade pelos esforços da entidade na preservação do patrimônio histórico de Joinville, em especial do Cemitério do Imigrante”, diz.

Fundadores, apoiadores e amigos foram convidados para participar, ao lado da diretoria, deste momento importante para a história da entidade.

Carlos Adauto lembra, ainda, que a filosofia da Deutscher Kulturverein é de “portas abertas”.

Kulturverein não foi criada somente para alemães ou para descendentes de alemães e não exige de seus associados o conhecimento da língua alemã.

“Ela foi criada para abrigar todos os amigos da cultura alemã. A casa onde funciona a Kulturverein é conhecida como a casa dos amigos da cultura alemã”, reforça.

Sobre a Cultura Alemã Joinville – A Cultura Alemã Joinville tem sede na Casa da Memória, junto ao Cemitério do Imigrante, local escolhido por ser o principal marco da colonização da cidade e cedido pela administração municipal.

A Cultura Alemã transformou o Cemitério do Imigrante – o mais importante monumento à colonização de Joinville, tombado desde 1962 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – em um centro de atividades culturais, com a realização dos Domingos Musicais, todo primeiro domingo do mês, de março a dezembro, desde o ano 2001.

O trabalho da sociedade, desenvolvido essencialmente por voluntários, contempla ainda outras ações de valorização do patrimônio histórico e cultural, como a Homenagem ao Imigrante – realizada todo 9 de março -, e a preservação do idioma por intermédio dos grupos de conversação.

Todos os anos, no dia 03 de outubro, data do aniversário de sua fundação, a Cultura Alemã Joinville concede o Troféu Hilda Anna Krisch a três personalidades cujas trajetórias foram dedicadas à preservação da cultura germânica em nossa cidade, já somando 70 homenageados. 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo