Nesta sexta-feira, 24 de outubro, teve início o primeiro dia da Seleção Nacional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o maior processo seletivo de dança do país.
Ao longo do dia, 320 crianças, vindas de diversas regiões do Brasil e do exterior, passaram pela instituição em busca de uma das vagas para o ano letivo de 2026.
A expectativa dos candidatos e de suas famílias era grande. Entre os grupos que chegaram a Joinville, destacam-se os 20 alunos vindos de João Pessoa (PB), cheios de esperança e determinação.
“Estamos com muita confiança de que nossos alunos serão aprovados. Sabemos o quanto essa é uma oportunidade única na vida de cada um. Só de participar já é uma grande conquista”, afirmou Fernanda Albuquerque, professora da rede municipal de ensino da capital paraibana.
Nesta primeira etapa, os candidatos passaram por avaliações médico-fisioterápicas, que analisam postura, estrutura corporal, habilidades motoras, força, frequência cardíaca e respiratória, além de aspectos musculares e articulares.
O presidente da Escola Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, destacou a importância do momento: “A Seleção Nacional é sempre um dos eventos mais relevantes do nosso calendário.
É quando vemos centenas de sonhos ganharem forma, e muitas dessas crianças encontram aqui o início de uma trajetória transformadora em suas vidas e de suas famílias.”
O resultado dos aprovados na fase médico-fisioterápica será divulgado no final do dia, definindo quem segue para a última etapa da seleção — a fase artístico-musical e cognitiva, que acontece neste sábado, dia 25 de outubro.











