A interação entre educação e natureza foi o tema do 6º Seminário de Educação Ambiental, realizado pela Secretaria de Educação de Joinville, em parceria com a 20ª Feira do Livro de Joinville.
O evento ocorreu na noite de segunda-feira (10/6), no palco do Expocentro Edmundo Doubrawa, como parte da programação da Feira.
O objetivo do seminário foi refletir como o ambiente natural pode enriquecer as experiências educativas, além de estimular o desenvolvimento integral dos alunos e inspirar práticas pedagógicas inovadoras.
“O seminário reuniu os profissionais da Rede para refletir e pensar em ações em torno da educação ambiental, tema urgente que merece espaço em todas as unidades escolares.
Pensar no meio ambiente é pensar na nossa existência e esse debate deve perpassar a educação escolar”, explica o diretor executivo da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes.
Em sua maioria formado por profissionais da educação, o público acompanhou atenciosamente a palestra “Educação e natureza”, com a professora e pós-doutora em Educação Léa Tiriba, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Em seguida, a palestrante participou de uma mesa redonda para discutir a temática com três convidadas:
Solange Seger, coordenadora de assessoramento pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino; Ana Paula Simião Pinto, mestre em Educação e gestora da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke; e Elzira Maria Bagatin, vice-coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas da Univille.
Programa “Reinventando o espaço escolar”
O evento ainda apresentou algumas práticas que são destaque dentro do programa Reinventando o Espaço Escolar, desenvolvido pela Secretaria de Educação nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino.
O intuito do programa é proporcionar mais acolhimento, segurança, bem-estar e pluralidade nas possibilidades de aprendizagem para os alunos.
Um dos exemplos das ações é o trabalho realizado com as hortas pedagógicas nas unidades escolares.